SERIADO INFANTIL

0

Nesse mês fui no evento de estreia da nova temporada do Zoo da Zu um seriado infantil do Discovery Kids. O seriado fala muito sobre os animais e cuidados com a natureza. Ao ver o elenco: muitas crianças, um adolescente e alguns adultos, me tele transportei para 1998, quando eu tinha 19 anos e fazia um seriado semelhante: o Tom da Mata na TV Futura.

O Tom da Mata tinha como foco falar sobre a Mata Atlântica e sobre o Tom Jobim. Três crianças e uma adolescente (eu) tinham uma banda e ensaiavam suas canções num sótão. Haviam cenas na biblioteca da escola e na mata também! Eu tocava flauta transversal (toco até hoje), os outros atores se dividiam nos vocais e nos seus instrumentos.

Duas etapas marcaram nesse trabalho: os ensaios de música e as externas na floresta.

Os ensaios de música eram feitos com o elenco juvenil e com uma professora de música. Lembro de termos ganhado uma fita K7 com as músicas que iríamos tocar no seriado para já ir conhecendo e se acostumando. Samba do Avião, A Garota de Ipanema, Wave, Luiza, entre outras. Sempre gostei de MPB, mas essa imersão em Tom Jobim foi bem especial. Todos os dias nos reuníamos em uma sala e além de aulas teóricas sobre Tom Jobim, além de ler cenas do roteiro, ensaiávamos as musicas. Era muito gostoso. E logico, facilitou e muito todo o processo na hora de gravar essas cenas musicais.

Outro momento marcante foram as cenas externas. Todas feitas no Jardim Botânico de São Paulo. Era bem na época da Copa do Mundo. Gravávamos ate 10 minutos antes do jogo. Parávamos para assistir e voltávamos a gravar. Nem que quisessem dava para gravar durante os jogos. Muitos fogos. Atrapalhava o áudio. Sorte a nossa! Com a equipe toda junta, assistir os jogos do Brasil foi bem mais emocionante! Pena que nessa copa o Brasil perdeu o título para a França de 3 a zero. Para o jogo final, nos liberaram para vermos a partida em casa. Deve ter sido isso que deu azar…

Antes desse seriado eu já tinha aparecido na televisão algumas vezes, mas foi com o “Tom da Mata” a primeira vez que meu nome apareceu na TV! Uau, foi bem emocionante.

Do elenco, que eu saiba, apenas eu e o Leandro Léo seguimos na área artística. Com a diretora do seriado, a Simone Bastos, eu voltei a trabalhar muitas outras vezes, especialmente em institucionais.

 

Elenco:

Silvia Faro – Aninha

Paulo Frederico A. Teixeira – Chico

Silvia Pereira Leite – Maria

Leandro Leo Silva – Tonico

Confira alguns episódios:

Assista, também, a rápida entrevista que fiz com a turminha do Zoo da Zu!

Compartilhe.